domingo, 15 de março de 2009

Portefólios

Hoje venho aqui falar acerca de algo muito assustador para os estudantes de Enfermagem: O Portefólio. Esta coisa que apelidamos de portefólio é nada mais nada menos do que um conjunto de documentos, arrisco-me a dizer que é como um "armazém", onde colocámos tudo o que achámos que tem utilidade, mesmo quando já estamos nas 200 páginas...xD
Mas afinal porque é que o portefólio é assim tão assustador? É assim tão assustador porque é exigido na pior altura para fazer trabalhos que é a altura do estágio. Já não chegava ter de levantar de madrugada e trabalhar 7-8horas como um "cão/cadela" e, ainda ter de fazer trabalhos com rigor científico, pertinentes e com originalidade. O problema é que no tempo que temos livre a única coisa que nos apetece fazer é descansar.
Falando em originalidade, esta é uma das coisas que eles dão mais importância e que enriquece muito o portefólio. Atrevo-me a dizer que quando dizem que não temos um portefólio original, querem dizer que é apenas mais um que têm de corrigir e que está uma "merda". Isto até parece muito mau, mas na verdade não o é, porque este parâmetro de avaliação apenas está cotado para 0,5val. RIDÍCULO!!! Agora digam-me quem é o tolinho que se dá ao trabalho de pensar em fazer um portefólio original quando este tem de ser entregue num curto espaço de tempo e tem de conter inúmeros trabalhos?!?NINGUÉM (salvo se tiver pensado nisso antes do estágio ou tiver copiado de alguém...xD ).
Devem estar a pensar: "Mas por alma de quem é que este se lembrou de falar em portefólios?". Ora muito bem, lembrei-me disto porque muitos amigos meus andam á nora a fazer um para entregar na 6a feira e parecem uns alucinados. Eu, como sou ramiro, não preciso de estar assim porque o meu deste ano já está feito desde o ano passado...lol e não me vou ter de preocupar com o do próximo ano, uma vez que agora é só escolher qual o melhor portefólio que os meus amigos do 3o ano fizeram e apenas mudar o nome...lol Escusam de pensar mal de mim, eu não sou copião, apenas não quero andar alucinado, a bater mal da cabaça e intolerante com toda a gente. Assim escolho um, faço umas alterações e sou feliz. Não vos parece bem?!A mim parece.
Mais uma coisa, é normal que ouçam outro nome para portefólio como "PRONTÓFODA-SE", isto porque no dia da entrega a frase que mais se ouve nos corredores, no bar e cá fora é: ESTÁ PRONTO...FODA-SE!...Segundo outros esta designação deve-se ao facto de: Se este não estiver pronto...foda-se...chumbei... = ) (Apesar do smile isto não tem piada nenhuma) entre outras explicações.
p.s.: Não divulguem o nome da pessoa que inventou portefólios, porque a menina e co-worker Jordana está morta para a encontrar e lhe dar uma trinca.
Trio...

Sem comentários:

Enviar um comentário