quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ditadura da Beleza

Hoje falo-vos de um livro que li no verão. Sim, já o li no verão e ainda não me tinha ocorrido expô-lo neste blog mas vi “Betty Feia” e lembrei-me dele.
Augusto Cury, é um psiquiatra, cientista e escritor que a minha amiga carolina adora e me transmitiu o bichinho da leitura dos seus livros. Este que vos irei falar é intitulado “A Ditadura da Beleza”, na sequência de “A saga de um pensador” (livro também bastante interessante e de leitura aconselhada).
O livro retrata a história de uma modelo de 16 anos com uma vida aparentemente invejável mas com um fantasma possivelmente fatal: a vontade extrema de encontrar a beleza física perfeita!
Será isto utópico? Será uma beleza inatingível? A história gira em volta deste “síndrome da beleza inatingível”.
Não vos vou contar a história mas vou comentar o cerne desta! A certo ponto do desenrolar do livro, fala-se da ditadura da beleza em que vivemos sendo a democracia uma politica externa apenas. Retrata aqui, a importância que as revistas mais compradas pelas mulheres tem nessa mesma ditadura. Naturalmente o objectivo destas é “criar” mulheres insatisfeitas e sem auto-estima, pois as mulheres satisfeitas são menos consumistas por natureza, não necessitando de procurar a satisfação em compras excessivas. Vivemos portanto num mundo que sobrevaloriza imagem. No entanto, deparamo-nos com o facto de que as revistas para mulheres revelam padrões de beleza que poucas conseguem alcançar como sendo corpos super magros, mulheres altas, com mamas grandes, etc… criando aqui o “síndrome de beleza inatingível” referido pelo autor que constitui um conjunto de sintomas observados em mulheres que quando se olham ao espelho, a imagem criada pela sociedade prevalece, surgindo então a necessidade de recorrer a cirurgias plásticas, dietas loucas e outros meios para aumentarem a sua auto-estima.
Marco Pólo (um dos protagonistas) diz: “Todas as mulheres e adolescentes são lindas, belas, têm curvas próprias e os seus dons únicos, mas roubaram-lhes o direito de se admirarem.”
Apesar de ser um livro (por sinal bastante interessante), retrata uma realidade na qual não depositamos grande preocupação. Porém continua a haver imensos casos de distúrbios alimentares e depressões gerados por este síndrome! O autor refere que para esta luta psicológica abrandar é necessária sabedoria e inteligência, estando portanto a cura no mundo psíquico de cada mulher… Será motivo de preocupação?
A verdade é que isto é bem real, eu própria adorava ter os lábios da Angelina Joli e comer o Pitt! =D
É um tema a pensar….

E é também um tema pouco estúpido e incoerente, eu sei…mas o que o torna realmente incoerente é o facto de ter imenso para estudar e ainda me lembrar de vos falar nisto!
Realmente estúpido é que estou a escrever isto ao som de Discos pedidos da rádio onda viva que os senhores da construção civil da obra ao lado de minha casa estão a ouvir em altos níveis de som!

Ana Teresa….

1 comentário:

  1. Ora.. Este teu post relembra, de certa forma, as aulas de sociologia que deram enfase ao corpo fisico.. nheca!
    De facto, “síndrome da beleza inatingível” é uma realidade cruel. toda a gente se preocupa com o corpo. imagina tu, que tenho uma prima q lutou forte e feio contra a anorexia, a rapariga andou perdida..
    bem, eu tb me preocupo com o corpo e tento fazer dieta juro.. mas olha, nao th tempo nem disposição pro ginásio e quando ando a estudar so me apetece comer bolachas e chocolates...

    quanto a ti, admiro-te.. podias ter escrito os trolhas mas nao, ah e tal "os senhores da construção civil"... looooooooool
    mini, ja que tamos numa da construção civil, vou te deixar um piropo deveras interessante
    "se fosses um hmburguer chamava-te mac linda" LOOOOL fantástico =)

    hum... o livro nao conheço e nao me apetece comentar =)

    DESGRAÇADAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar